Bandeiras de cartão de crédito: saiba para que serve e quais são as principais

Tempo de Leitura: 6 minutos
Bandeiras de cartão de crédito: saiba para que serve e quais são as principais

Nesta postagem do blog, discutiremos as bandeiras de cartão de crédito e para que servem. Também destacaremos algumas das principais bandeiras a serem observadas.

O que são bandeiras de cartão de crédito?

A bandeira do cartão de crédito é uma forma de identificar a marca ou o banco que emitiu o cartão. Em outras palavras, é um tipo de selo que garante ao cliente certas condições e/ou vantagens em relação à compra realizada.

Existem várias bandeiras de cartão de crédito disponíveis no mercado, cada uma com suas especificidades e público ideal. A melhor maneira de descobrir qual deles combina melhor com você é pesquisando e avaliando quais benefícios serão mais vantajosos para sua bolsa.

Entre as principais bandeiras do cartão estão: American Express, Diners Club, Discover, JCB, Mastercard e Visa.

Pagar com crédito já faz parte da nossa rotina ao fazer compras em lojas físicas ou até mesmo online. Afinal, essa modalidade facilita o pagamento e também oferece vantagens em relação à compra realizada.

Existem várias marcas de cartão de crédito disponíveis no mercado, cada uma com suas especificidades e público ideal. A melhor maneira de descobrir qual deles combina melhor com você é pesquisando e avaliando quais benefícios serão mais benéficos para suas necessidades antes de tomar uma decisão.

Para que as empresas de cartão de crédito os usam?

As empresas de cartão de crédito os usam por dois motivos principais: identificar o país de origem do cartão e indicar quais cartões são aceitos nesse caixa eletrônico específico. É por isso que você encontrará bandeiras diferentes em cartões diferentes do mesmo banco – tudo depende de onde você está no mundo. Por exemplo, uma empresa de cartão de crédito com sede nos EUA pode ter uma bandeira americana em um de seus cartões e uma bandeira britânica em outro.

O segundo motivo é mais prático: cada caixa eletrônico tem um certo número de slots para cada tipo de cartão; portanto, se seu cartão não tiver a bandeira certa, ele simplesmente não caberá. Em outras palavras, é uma forma de os bancos garantirem que seus clientes só possam usar seus cartões em caixas eletrônicos que os aceitam.

Como saber se um cartão de crédito tem uma bandeira?

A diferença entre um cartão de crédito com bandeira e outro sem bandeira é a presença do logotipo da empresa que opera o serviço na frente do cartão. Ou seja, quando você tiver um Visa ou Mastercard, por exemplo, além do seu nome e número do cartão, você também terá o logotipo dessas empresas.

Existem outros meios de pagamento que também usam bandeiras, como cartões de débito. Mas, nesse caso, vamos nos concentrar apenas nos cartões de crédito. Afinal, é com eles que costumamos fazer compras online ou em lojas físicas — e também é com eles que costumamos ter mais problemas (e dores de cabeça), hein?

Ao fazer sua escolha, leve em consideração não apenas as taxas cobradas por cada bandeira, mas também se os estabelecimentos onde você costuma comprar as reconhecem.

Quais são as bandeiras mais comuns nos cartões de crédito?

No Brasil, as bandeiras de cartas mais comuns são:

Visa

Está presente em mais de 70% dos cartões brasileiros e é aceito em mais de 160 países. Além disso, a Visa tem diferentes tipos de cartões, como Visa Electron (para compras on-line) e Visa Infinite (para gastos de alto limite).

Mastercard

A segunda bandeira mais comum no Brasil, tem a mesma aceitação global da Visa. A Mastercard também tem tipos diferenciados de cartões, entre eles Gold (para quem quer mais benefícios), World (para viajantes internacionais) e Business (voltado para empreendedores).

Elo

Principal concorrente da Amex no Brasil, o Elo foi criado especificamente para o mercado nacional. Diferente de seus concorrentes, que são aceitos mundialmente, o Elo só pode ser usado no Brasil. Mesmo assim, está presente em mais de 10% dos cartões de crédito em circulação.

Discover

O quarto maior emissor de cartão de crédito do mundo em número de clientes atendidos – atrás de Visa, MasterCard e China Union Pay – a DiscoverFinancial Services opera principalmente nos Estados Unidos, mas também oferece seus serviços para alguns países europeus, como Reino Unido, Irlanda e Polônia.

Por que uma operadora de cartão de crédito sinalizaria um cartão?

Há vários motivos pelos quais uma operadora de cartão de crédito sinalizaria um cartão, mas o mais comum é se suspeitar de atividade fraudulenta. Se você estiver fazendo compras ou adiantamentos em dinheiro incomumente grandes, o emissor do seu cartão pode colocar uma bandeira em sua conta como medida de precaução.

Outro motivo pelo qual sua operadora de cartão de crédito pode sinalizar sua conta é se você estiver fazendo pagamentos atrasados. Se você está regularmente perdendo a data de vencimento do pagamento, seu emissor pode decidir colocar uma bandeira em sua conta. Isso é feito como uma forma de proteger seus investimentos e limitar suas perdas no caso de você deixar de pagar sua dívida.

Se sua conta foi sinalizada, é importante entrar em contato com a administradora do cartão de crédito o mais rápido possível para descobrir o motivo. Em alguns casos, pode ser simples resolver o problema e remover a bandeira. No entanto, em outros casos, como se houver evidências de fraude ou roubo de identidade, pode levar algum tempo para esclarecer o assunto.

O que você pode fazer se seu cartão de crédito for sinalizado?

Se seu cartão de crédito estiver sinalizado, você poderá:

  • Obtenha uma taxa de juros mais baixa
  • Tenha um período de carência em novas compras
  • Aumentar seu limite de crédito
  • Pague seu saldo ao longo do tempo
  • Acesse sua conta on-line

Como evitar que seu cartão de crédito seja sinalizado no futuro

Se você suspeitar que seu cartão de crédito foi perdido ou roubado, você deve comunicá-lo imediatamente ao emissor. Você também pode evitar que seu cartão de crédito seja sinalizado tomando o cuidado de usá-lo somente em seu país de origem e acompanhando seus gastos para que você possa relatar qualquer atividade incomum imediatamente.

Resumindo: o que você precisa saber sobre bandeiras em cartões de crédito

Quando falamos em bandeiras de cartão de crédito, estamos nos referindo às marcas que emitem esses cartões e os tornam aceitos em determinados estabelecimentos. Em outras palavras, é o logotipo da empresa que está presente no cartão.

Existem quatro tipos de bandeiras de cartão de crédito no Brasil: Mastercard, Visa, Elo e American Express. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas de acordo com o perfil e as necessidades do consumidor.

O mais importante é saber que nem todas as bandeiras são bem-vindas em todas as lojas — há lugares que aceitam apenas um tipo de cartão ou outro. Portanto, antes de escolher uma bandeira, é essencial descobrir onde você usará seu cartão de crédito com mais frequência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários