Os 5 cuidados que você precisa ter com o seu cartão de crédito

Sinônimo de praticidade e comodidade, é preciso adotar alguns cuidados com cartão de crédito para que ele não passe de um conforto para um problema na sua vida.

Acha exagero? De acordo com um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 57% dos entrevistados afirmaram que não controlam direito as despesas do cartão e 59% dos participantes não sabem o que significam as taxas de juros.

Essa falta de conhecimento e organização pode acarretar em atrasos de pagamento e dívidas que atrapalham os planos de vida de muitas pessoas. Mas, qual é a forma correta de usá-lo? Para ajudar, separamos alguns cuidados com o cartão de crédito para que ele não se torne seu inimigo nº 1. Confira!

1. Leia o contrato

Muitos bancos disponibilizam na internet o contrato dos seus cartões, com os valores de anuidade e taxas já especificados, e fazer essa consulta pode ajudar bastante.

Buscar informações sobre o seu tipo de cartão é importante tanto para comparar com os serviços prestados pela concorrência — às vezes, as taxas cobradas em outro local são menores — como também para entender quais benefícios e comodidades você pode ter direito, já que muitos cartões possuem programas de descontos e fidelidade.

2. Sempre verifique e ajuste o limite

Se for possível ajustar o limite do cartão, tenha um que represente, no máximo, metade do seu salário com os descontos já aplicados, para não gastar mais do que se pode pagar. E não se esqueça de consultá-lo sempre para saber se os gastos estão sob controle.

3. Evite pagar somente o mínimo da fatura

Quando você deixa de pagar uma parte da fatura, uma taxa é cobrada em cima do valor restante e, em geral, os juros cobrados no cartão de crédito são bem elevados: em um ano, uma dívida de R$ 100 pode facilmente se transformar em R$ 400 por causa deles.

Se pagar a fatura inteira não for possível, procure negociar a dívida, seja por empréstimo ou redução do valor mensal da parcela em troca de mais prestações para quitar o valor devido. Mas, faça o possível para que o caso não vire uma bola de neve.

4. Tenha apenas um cartão

Além de concentrar suas compras em um único lugar, ficar com um único cartão ajuda a organizar melhor as contas e evitar sustos — como o pagamento de uma compra em outro cartão que você havia esquecido.

5. Não compre por impulso

Uma medida radical para não cair em tentação é deixar o cartão em casa e só usá-lo para realizar compras maiores, como roupas, eletrodomésticos, etc.

Outro conselho que funciona bastante é sempre deixar a compra para o dia seguinte: muitas vezes, compramos “no calor do momento” coisas que, com uma noite bem dormida, saberíamos que não são necessárias.

Mesmo tomando todos os cuidados com cartão de crédito, muitas pessoas acabam se complicando com as dívidas. Mas, antentando-se a estes cuidados, você terá uma vida financeira mais controlada.

Assine nossa newsletter e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro!

Você também pode gostar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *