Crédito pré-aprovado: o que é e como conseguir?

Poucas coisas dão tanta tranquilidade na vida quanto poder contar com um dinheiro extra, seja de uma reserva financeira ou de uma linha de crédito pessoal.

O crédito pré-aprovado costuma ser uma boa opção, já que ele funciona de forma mais rápida e prática. Mas como ele funciona e como consegui-lo? Essas respostas estão detalhadas a seguir. Boa leitura!

O que é crédito pré-aprovado?

Em uma definição resumida, o crédito pré-aprovado é aquele que o cliente de um banco ou instituição financeira pode usufruir a qualquer momento, de um jeito mais simples do que as linhas de crédito contratadas de forma convencional.

O crédito pré-aprovado costuma ser confundido com o cheque especial. Contudo, enquanto a primeira opção demanda que o cliente faça a solicitação, a segunda é utilizada sempre que a conta-corrente apresenta saldo negativo.

Todos os prazos e taxas incidentes na contratação de crédito pré-aprovado geralmente são condizentes com o perfil do cliente, uma vez que a liberação é feita de acordo com uma análise do histórico. Assim, bons credores e pessoas com renda estável conseguem condições melhores.

Quais são as vantagens do crédito pré-aprovado?

As grandes vantagens do crédito pré-aprovado estão na rapidez e simplicidade. Assim, ele estará disponível em curtos espaços de tempo em caso de necessidades das mais variadas, que vão desde emergências familiares (envolvendo questões de saúde, por exemplo) até quando for preciso trocar uma dívida com juros muito altos.

Quais são as desvantagens do crédito pré-aprovado?

Ao mesmo tempo que a burocracia menor é um benefício, ela pode ser um inconveniente para quem gosta de negociar. Como o processo todo para a retirada do crédito pré-aprovado é muito rápido, e quase sempre sem contato humano, não há margem para negociações que envolvam taxas de juros e prazos para pagamento. Tudo estará pré-determinado de acordo com a análise feita.

Logo, quem puder esperar para retirar o dinheiro, deve procurar o banco para consultar a disponibilidade de outras linhas de crédito, com prazos e taxas mais flexíveis.

Como conseguir crédito pré-aprovado?

Quem tem conta em banco pode saber se possui crédito pré-aprovado acessando os menus dos caixas eletrônicos ou do internet banking. Caso essa opção esteja disponível, o dinheiro pode ser retirado sem precisar falar com ninguém.

No caso de financeiras e demais empresas, principalmente aquelas que disponibilizam empréstimos online, o mecanismo é um pouco diferente. Na maioria delas, ter o crédito pré-aprovado significa que o cliente preenche os requisitos básicos para a liberação do dinheiro e que deve prosseguir para o estágio do envio dos documentos que comprovem sua condição.

Seja nos bancos, financeiras ou empresas de empréstimo online, é indispensável ficar atento a todos os pontos pertinentes em uma operação de crédito, como os juros, e certificar-se que a empresa escolhida tenha uma boa reputação pelos serviços prestados.

Quem tem crédito pré-aprovado não precisa necessariamente utilizá-lo e a consciência sobre o bom emprego dele deve prevalecer. De toda forma, contar com essa facilidade é uma tranquilidade a mais para os momentos de aperto.

Você também pode gostar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *