O Minha Casa Minha Vida foi pensado para dar a mais brasileiros o acesso à casa dos seus sonhos.
O que preciso para assinar o Minha Casa Minha Vida? Esta página resume todos os detalhes que você precisa saber.
Importante: Condições gerais de cadastro no Minha Casa Minha Vida
A principal regra do programa Minha Casa Minha Vida é em relação a renda.
- Para imóveis em áreas urbanas: renda familiar mensal bruta de até R$ 8 mil.
- Para imóveis em áreas rurais: renda familiar anual bruta de até R$ 96 mil.
Importante: se você ganha benefícios sociais, assistenciais ou previdenciários (exemplos: Bolsa Família, auxílio doença ou seguro desemprego), essa parte da renda não é considerada no total da sua renda, então eles não podem te atrapalhar.
Faixas de rendas para imóveis em áreas urbanas
- Faixa 1: renda bruta mensal familiar de até R$ 2.640;
- Faixa 2: renda bruta mensal familiar de R$ 2.640,01 até R$ 4.400;
- Faixa 3: renda bruta mensal familiar de R$ 4.400,01 até R$ 8.000.
Faixas de rendas para imóveis em áreas rurais
- Faixa 1: renda bruta anual familiar de até R$ 31.680;
- Faixa 2: renda bruta anual familiar de R$ 31.680,01 até R$ 52.800;
- Faixa 3: renda bruta anual familiar de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil.
O que muda de faixa para faixa
Dependendo da faixa que você se enquadras, o Governo Federal pode te ajudar com melhores condições e até subsídios do imóvel (o Governo pagar parte do imóvel). E por isso é importante você realmente colocar os dados verdadeiros sobre sua renda.
Outros Requisitos para participação
- Estar com a renda dentro de uma das faixas que podem participar (rural ou urbana).
- Estar com a documentação 100% em dia.
- Fazer o cadastro para a participar do beneficio.
- Aguardar a aprovação de seu pedido.
Mesmo que o Governo queira distribuir o máximo de casas, o programa Minha Casa Minha Vida tem prioridades no processo de seleção de quem vai ser aprovado.
Os grupos prioritários são os seguintes:
- Mulheres responsáveis pelo lar.
- Famílias que possuem idosos.
- Pessoas com deficiência e/ou crianças e adolescentes.
- Famílias em situação de risco e vulnerabilidade.
- Famílias residentes em áreas afetadas por situações de emergência e calamidade.
- Famílias que enfrentaram deslocamento involuntário.
- População em situação de rua.
A lógica é assegurar que o programa atenda quem mais precisa primeiro!
Passo a passo de como se inscrever no Minha Casa Minha Vida
Para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, os processos vão variar de acordo com sua faixa.
Cadastro para a Faixa 1
Dessa forma, se você se enquadra na Faixa de Renda 1, siga os passos a seguir para realizar o cadastro no programa:
- Reúna todos os documentos pessoais necessários.
- Dirija-se à Prefeitura de sua cidade e efetue o cadastro no programa habitacional do governo.
- Aguarde a validação dos dados por parte da Caixa Econômica Federal. Após a aprovação, você será informado sobre a data do próximo sorteio.
- Caso seja contemplado em um sorteio, você receberá informações sobre a data para a assinatura do contrato.
- Compareça ao local indicado no comunicado para a assinatura do contrato.
Cadastro para a Faixa 2 e 3
Para as famílias das Faixas de Renda 2 e 3 do programa Minha Casa Minha Vida em 2023, o processo de cadastro envolve etapas específicas. A seguir, apresentamos o passo a passo para realizar o cadastro nessas faixas:
- Escolha o imóvel desejado com base em suas necessidades e preferências.
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal e faça uma simulação, informando detalhes como tipo de financiamento desejado, localização e valor aproximado do imóvel, renda bruta familiar mensal, documento de identidade e número de telefone.
- Analise as opções de financiamento apresentadas pelo banco e selecione a que melhor se adequa à sua situação.
- Reúna todos os documentos necessários, tanto os documentos pessoais quanto os documentos relacionados ao imóvel escolhido.
- Entregue a documentação completa em uma agência da Caixa ou em um correspondente Caixa Aqui, onde ela passará por uma análise.
- Aguarde a aprovação dos documentos, que será comunicada pela Caixa.
- Após a aprovação, será necessário comparecer ao local indicado para assinar o contrato de financiamento.
Documentos necessários para inscrição
Se você for da Faixa 1, precisa apenas dos documentos pessoais. Se for das Faixas 2 ou 3, você precisa dos documentos do imóvel também.
Confira o que você vai precisar:
Documentação pessoal
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda;
- Estado civil;
- Declaração de Imposto de Renda (se aplicável).
Documentos de imóvel pronto
- Escritura definitiva ou contrato de compra e venda;
- Certidão de débitos municipais, estaduais e federais (como IPTU, IPVA e INSS);
- Matrícula do imóvel atualizada.
Documentos de imóvel em construção
- Alvará de construção;
- Comprovante de aprovação do projeto;
- Matrícula da obra atualizada no INS;
- Memorial descritivo;
- Declaração de esgoto e parte elétrica;
- Documentos do responsável pela obra;
- Orçamento descriminativo;
- Comprovante de pagamento de taxas e impostos municipais;
- Anotação de responsabilidade técnica (ART).
Números importantes sobre o Minha Casa Minha Vida
Valor Máximo dos imóveis
O limite máximo de valor para imóveis nas Faixas 1 e 2 varia de acordo com a população dos municípios.
População | Valor máximo do imóvel |
---|---|
Acima de 750 mil | R$ 264 mil |
entre 300 mil e 750 mil habitantes | R$ 250 mil |
100 mil e 300 mil habitantes | R$ 230 mil |
menos de 100 mil habitantes | R$ 200 mil |
Para a Faixa 3 o valor máximo do imóvel é de R$ 350 mil em todos os estados.
Ou,
- Atendimento Caixa Cidadão: telefone 0800 726 0207.
- WhatsApp da Caixa: envie sua mensagem para o 0800 104 0 104.